"Em Portugal, existem 124 376 alunos identificados com Necessidades Educativas Especiais, dos quais 100 000 são crianças com Perturbações do Desenvolvimento (EuroStat, 2013). A OPP -Ordem dos Psicólogos Portugueses - estima que 1 em cada 5 crianças sofre de problemas de saúde Psicológica, logo em cada sala de aula podem existir 6 crianças com problemas psicológicos, com consequências graves no seu desenvolvimento, como: depressão, baixa autoestima, ansiedade, problemas com pais e/ou amigos, entre outros... Quanto mais tempo demorar a procura de ajuda, nestes, casos, mais grave se tornam as consequências dos problemas na vida da criança e mais elevados os custos dos tratamentos. Se pensa que o seu filho tem problemas de ordem psicológica procure a ajuda de um profissional.
Alguns sinais de alarme de que a criança pode estar a necessitar de ajuda são os seguintes:
Segundo o Dec/Lei nº564 o Terapeuta da Fala é o Técnico de Diagnóstico e Terapêutica responsável pelo "desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal."
O Terapeuta da Fala pode atuar nas seguintes áreas:
Comunicação | Linguagem | Articulação | Voz | Motricidade | Disfluência
Para uma melhor compreensão da função do Terapeuta da Fala, passo a esclarecer o que pode este profissional de saúde desenvolver.
Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento da linguagem, mas se estiver abaixo do padrão esperado para a sua idade, existe motivo para preocupação, e a criança deverá ser encaminhado a um terapeuta da fala.
Segundo o Dec. Lei nº564 o Terapeuta da Fala é o profissional de saúde responsável pelo “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações na comunicação humana, englobando, não só, todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
Sinais de alerta – Principais etapas
Quando não detetadas e trabalhadas a tempo, as primeiras alterações podem vir a tornar-se num Atraso de Desenvolvimento da Linguagem. Dependendo do grau do atraso poderá afetar vários estágios da vida da criança, caso não seja tratado, como por exemplo, quando iniciar o ensino primário, ter maior dificuldade para adquirir a Leitura ou Escrita comparativamente aos seus colegas.
Por essa razão, uma avaliação preventiva da linguagem, realizada pelo Terapeuta da Fala, é importante para que a criança não atrase o seu desenvolvimento.
“Avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social ou outras, utilizando técnicas terapêuticas integradas em atividades selecionadas consoante o objetivo pretendido e enquadradas na relação terapeuta/utente; prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais, e, se necessário, o estudo e desenvolvimento das respetivas ajudas técnicas, em ordem a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida.”(D. L. 261/93, de 24 de Julho)
O Terapeuta Ocupacional é um profissional da área da saúde que intervém com crianças, adultos e idosos com dificuldades no desempenho ocupacional. Estes problemas podem ter origem em disfunções físicas, mentais, do desenvolvimento, sociais, entre outras. O objetivo é melhorar o desempenho ocupacional, desenvolvendo competências de forma a tornar a pessoa o mais funcional e autónoma possível nas suas Ocupações (atividades da vida diária, brincar, atividades educacionais, participação social), de modo a contribuir para melhoria da qualidade de vida. O Terapeuta Ocupacional avalia funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais, bem como fatores ambientais que influenciam e condicionam o desempenho nas atividades. É também responsável por estudar a necessidade de tecnologias de apoio, e de eliminação de barreiras, que condicionem a participação. Na intervenção com crianças, o BRINCAR é utilizado para desenvolver competências, funcionando como meio e fim terapêutico e permitindo a participação da criança em atividades significativas de forma funcional e autónoma.
A Equitação com Fins Terapêuticos é uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo como coterapeuta. Por tratar-se de uma intervenção dinâmica, num ambiente estimulante, funciona como facilitador, permitindo desenvolver competências pessoais e sociais, potencializando os mecanismos de motivação para a realização nos diferentes contextos de vida. Na Equitação com fins Terapêuticos podemos encontrar três valências, que podem ser delimitadas pelos tendo em conta os objetivos terapêuticos:
Esta terapia, utiliza o cavalo e a atividade como instrumento terapêutico, promovendo a interação entre a criança e o animal. Para além de utilizar os benefícios recorrentes das características e dos diferentes andamentos do cavalo, pressupõe o desenvolvimento de atividades específicas, de acordo com um plano de intervenção terapêutico, com o objetivo de desenvolver competências, ao nível motor, sensorial, cognitivo, comportamental, social e/ou afetivo.
Há um enfoque na utilização da Equitação, para desenvolver para desenvolver competências equestres, em que os objetivos estão centrados ao nível desportivo, de lazer e/ou competição. Em qualquer das valências a Equipa é responsável pela uma avaliação específica, por elaborar o plano de intervenção individualizado, havendo uma avaliação contínua, para uma monitorização eficaz e objetiva dos progressos.
DESTINATÁRIOS:
Está indicada para as mais variadas faixas etárias, desde que seja efetuada uma avaliação clinica que salvaguarde possíveis contra-indicações, e para diversos tipos de necessidades especiais, nomeadamente:
A Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respetiva intervenção.
O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente.
Fazem parte dessas competências a motricidade global, a manipulação, as competências sensoriais, como a visão e a audição, a comunicação e a linguagem, os comportamentos, as competências cognitivas não verbais e verbais, os afetos e as emoções. As perturbações do desenvolvimento incluem, entre outras:
A Pedopsiquiatria ou Psiquiatria da Infância e da Adolescência é uma especialidade médica que existe em Portugal desde 1984. É uma especialidade autónoma e independente da Psiquiatria Geral. A Pedopsiquiatria está diretamente relacionada com o estudo, avaliação e tratamento das perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência (geralmente até aos 18 anos). Tem como principais objetivos a promoção de um normal desenvolvimento psicoafectivo, e a prevenção e tratamento de perturbações mentais e afetivas na esfera individual e/ou familiar. A intervenção pode incluir a prescrição de fármacos, consultas terapêuticas (psicoterapia), bem como intervenções familiares, sempre com o objetivo último de promover o bem-estar psíquico. A intervenção em saúde mental infanto-juvenil deve, sempre que possível, privilegiar um trabalho interdisciplinar entre os vários técnicos e os recursos existentes, de forma a dar uma resposta global e compreensiva às necessidades da criança ou adolescente.
O serviço social promove a mudança social, a resolução de problemas nas relações humanas e o reforço da emancipação das pessoas para promoção do bem-estar. Ao utilizar teorias do comportamento humano e dos sistemas sociais, o serviço social intervém nas situações em que as pessoas interagem com o seu meio. Os princípios dos direitos humanos e da justiça social são fundamentais para o serviço social.
O serviço social, nas suas diversas vertentes, abrange as múltiplas e complexas interrelações que se estabelecem entre as pessoas e o meio que as envolve. A sua missão é ajudar as pessoas a desenvolver todas as suas potencialidades, a enriquecerem as suas vidas e a prevenir as disfunções. O profissional de serviço social está focado na solução de problemas e na mudança. Como tal, os assistentes sociais são agentes de mudança na sociedade e na vida dos indivíduos, famílias e comunidades que servem. O serviço social é um sistema articulado de valores, teoria e prática.
O serviço social desenvolve-se a partir dos ideais da parte humana e da democracia e os seus valores estão no respeito pela igualdade, valor e dignidade de todas as pessoas. Apoiámos todas as famílias, mesmo a mais carenciadas, fazendo uma avaliação exaustiva das possibilidades que os nossos clientes possam ter, a nível apoio social. Tratamos de toda a documentação para dar seguimento na segurança social, afim de conseguir apoio para poder tratar/acompanhar os vossos filhos.
Atualmente, são conhecidas como terapias expressivas, a maneira criativa de auxiliar em diversas questões emocionais como, resolução de conflitos, melhoria da auto-imagem, reestruturação emocional, minimização de traumas, superação de obstáculos, desenvolvimento de competências pessoais, treino de habilidades sociais, entre muitas outras situações. Têm a finalidade de propiciar um ambiente de liberdade expressiva, possibilitando ao cliente trabalhar suas questões com a ajuda de diversas técnicas artísticas como, dança, teatro, música, literatura, canto, artes plásticas e outras infinitas possibilidades criativas, buscando facilitar e aprofundar a intervenção psicológica. Por isso exige do terapeuta, um estudo aprofundado, supervisionado e continuo da técnica.
O conceito de liberdade expressiva refere-se na criação de um clima terapêutico de aceitação, de tolerância, de abertura às iniciativas e opções do cliente, sendo em clima prioritário a todas as metodologias expressivas. No universo das terapias expressivas, não é a obra artística que interessa, nem a sua qualidade estética, mas sim, a atividade criadora, a vivência, a expressão em si e as consequências emocionais desencadeadas por esta experiência. A expressão tem valor apenas enquanto dura a sua ação e apenas para quem se expressa. Tentar avaliar ou interpretar, é cair no erro, pois, a arte orientada em terapia, serve apenas como espelho do mundo interno do cliente. Seja qual for o a técnica utilizada, dançoterapia, musicoterapia, biblioterapia, psicodrama, sociodrama e/ou arteterapia, a expressão não é um espetáculo, mas apenas um modo individual de contacto com o mundo inconsciente e de escape das tenções acumuladas e recalcadas.
São muitos os benefícios das terapias expressivas, tais como:
Experimentar os benefícios das terapias expressivas, não se trata apenas de criar uma obra de arte, de tocar um instrumento ou movimentar o corpo, mas sim de vivenciar, em terapia, o potencial e a força criativa que levam as pessoas ao auto-conhecimento, ao encontro do equilíbrio e a superação de suas dificuldades emocionais.
Áreas de Intervenção:
Ajudámos alunos e pais a terem a atitude mais indicada consoante o problema que temos em causa. Neste serviço contamos com ajuda de Terapeutas de desenvolvimento, Terapeutas de Métodos de Estudo e Psicóloga.
A Psicologia Clínica, enquanto processo de diagnóstico e intervenção clínica, apresenta-se como um fator de desenvolvimento emocional imprescindível no contexto da saúde mental. A intervenção clinica é elaborada numa perspetiva biopsicossocial, em que a pessoa é entendida como um todo dinâmico, e em que os fatores biológicos, psíquicos e sociais se influenciam mutuamente. Nesse sentido, contamos com uma equipa multidisciplinar de forma a alcançar os objetivos que estabelecemos com aqueles que procuram os nossos serviços.
Trabalhamos com clientes que tenham perturbações na voz, ou seja que apresentem uma altura tonal, uma intensidade e/ou a qualidade da voz alterada (causado por nódulos, pólipos, edema de Reinke, entre outros). A voz consiste no conjunto dos sons produzidos pelo Homem, a partir do som resultante da vibração das pregas vocais que é, depois modificado pelos órgãos ressoadores. Através da voz temos a possibilidade de comunicar ideias, necessidades e sentimentos, sendo então, um dos requisitos essenciais para o desenvolvimento intelectual e a integração social do homem. Nestes casos temos de identificar a origem da perturbação de voz e realizar um plano que trate ou diminua a perturbação.
Trabalhamos a musculatura acima dos ombros de modo a corrigir problemas relacionados com a deglutição, respiração, sucção, a mastigação, fala e nesta área é possível atenuar as rugas faciais e outras alterações faciais que surgem com a idade. A motricidade oral, é a área da Terapia da Fala, que trabalha na prevenção, avaliação e tratamento de alterações das regiões orofaciais e cervicais. Nesta área podemos encontrar clientes com alterações da motricidade e sensibilidade oro-facial (doenças degenerativas, tratamentos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos), com dor na ATM (articulação temporomandibular), com más oclusões dentárias (causadas por uma baixa tonicidade muscular), com paralisia facial, com deglutições fora do padrão normal (crianças com deglutição atípica ou adaptada), com disfagia, com desvios mandibulares, com dores em pontos diversos na face (nódulos metabólicos), com respiração oral, etc. O nosso objetivo será minimizar ou tratar as alterações presentes, através de técnicas terapêuticas específicas, auxiliando o cliente a obter movimentos harmónicos faciais, diminuindo o desconforto e aumentando o controlo nas estruturas musculares.
Trabalhamos com clientes que manifestem dificuldades na fluência e ritmo, ou seja com gaguez, que é caracterizada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos, na emissão de pequenos elementos da fala (sons, sílabas e palavras monossilábicas) que afetam o fluxo natural do som da fala. Nesta área temos como objetivo adequar a fluência e ritmo obre através de exercícios.
Atualmente existe uma grande preocupação dos indivíduos em manterem uma boa forma física das estruturas abaixo do pescoço, através da realização de desporto, dietas, cirurgias, entre outros. Porém, por norma, esquecem-se de algo tão precioso como o rosto, que é o nosso cartão de visita.
Até ao momento, a Terapia da Fala em Portugal, as pessoas que se preocupavam em prevenir ou atenuar as rugas ou marcas de expressão utilizavam cremes, botox ou outros. A Terapia da Fala na Estética surge como um novo tipo de intervenção na estética, sem a utilização de tratamentos invasivos. A desarmonia muscular facial é responsável pelo aparecimento das marcas de expressão que com o envelhecimento vão facilitar o aparecimento das rugas.
Público Alvo
A medicina tem proporcionado um aumento da longevidade com qualidade de vida, porém mesmo os indivíduos mais saudáveis são acometidos pelos sinais de envelhecimento facial: flacidez, rugas, manchas.
Avaliação
Intervenção
Com os dados retirados na avaliação torna-se possível delinear os objetivos e as técnicas apropriadas para cada caso. Neste tratamento a musculatura facial é exercitada, alongada e relaxada, com o objetivo final de obter uma harmonia muscular.